quarta-feira, 27 de abril de 2011

Sonya Silva Escritora Indicada 2011





Sonya Silva nasceu no Rio de Janeiro, no bairro do Rio Comprido. Fez seus primeiros estudos na Escola Mém de Sá, depois no Colégio Marcílio Dias e o 2° grau no Supletivo do Estado. Bem mais tarde, já adulta, passou no exame vestibular para Português e Literatura, da Faculdade de Letras da 

Universidade Veiga de Almeida, mas por motivos financeiros não pôde fazer o curso. No entanto, ainda pretende realizar esse sonho um dia.

Enquanto esteve no colégio, suas matérias preferidas eram Português e Ciências. Gostava muito de ler e freqüentar as bibliotecas públicas da cidade, até que descobriu Monteiro Lobato e suas histórias fantásticas, nas quais veio a inspirar-se ao escrever os próprios contos infantis.
Bem cedo Sonya começou a trabalhar, inicialmente com pesquisa de mercado em uma firma de importação e exportação. Em seguida, trabalhou por vários anos no Banco Nacional, como Escriturária, chegando a ocupar o cargo de Compensadora. Em 1992, com a falência do Banco, desempregada, Sonya por algum tempo dedicou-se a atividades alternativas: virou costureira e depois cozinheira.

Em 1998, conseguiu empregar-se como Cobradora na empresa de ônibus Saenz Peña, onde até hoje trabalha na linha 125, que faz o trajeto da Central do Brasil à Praça General Osório, em Ipanema.

Para Sonya, o gosto pela escrita surgiu como uma brincadeira de adolescente, quando a pedido das amigas redigia cartas que elas enviavam a seus namorados. Daí em diante, observando fatos e pessoas do dia-a-dia, escreveu pequenas histórias e alguns poemas, guardando-os todos, sem a pretensão de publicá-los.

Em 1996, ao finalizar o primeiro conto infanto-juvenil, “O anjo de chocolate”, Sonya percebeu que estava na hora de editar seus escritos.

Após várias tentativas frustradas, conseguiu o apoio de amigos e publicou "O anjo" pela Litteris Editora, lançando-o com sucesso na X Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro, em maio de 2001.

Esse conto foi também apresentado na Bienal do Livro, em São Paulo, em abril de 2002. Na época, a primeira edição esgotou-se, e a autora mandou imprimir mais quinhentos exemplares.

O segundo conto infantil, "Arroz e Feijão em missão especial", também editado pela Litteris, foi lançado na XI Bienal do Rio de Janeiro, em 2003, com Prefácio de Leda Nagle, apresentadora do programa Sem Censura e uma das maiores incentivadoras de Sonya.

Em 2005, foi lançado na XII Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro, o terceiro conto de Sonya, o "Animais sim, irracionais nunca!", ainda pela Litteris Editora.

Em 2006, a Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização) editou uma cartilha sobre Seguro, cujo texto havia sido encomendado a

Sonya. Sob o título "Seguro bem explicado", a cartilha tem sido distribuída nas escolas da rede de ensino público do Estado e do Município do Rio de Janeiro.

Em 2007, a autora foi alvo de duas significativas homenagens em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Primeiramente, concedeu uma entrevista à Rádio Roquete Pinto, e em seguida participou de uma longa reportagem feita pela Aljazira Internacional, experiência que se repetiu em outubro do mesmo ano. Nas entrevistas para a Aljazira, Sonya relatou suas dificuldades e sucessos, e mostrou ao mundo como vive o seu dia-a-dia.

No entanto os fatos mais significativos de 2007 foram o lançamento de seu site pela Internet: http://sonyasilva.tripod.com, e a oportunidade de publicar a segunda edição de "O anjo de chocolate", sob o patrocínio da empresa Rio Ônibus, em formato inteiramente novo e editada pela Caravansarai.

O site da autora, em vias de ser atualizado, constitui uma forma de se obterem detalhes significativos sobre sua vida e obra, e de ampliar contatos.

Em março de 2008, Sonya recebeu homenagem pelo Mês da Mulher, participando do Sem Censura a convite de Leda Nagle.

Assim, desde o lançamento do primeiro livro, Sonya tem sido convidada para entrevistas em jornais (Extra, O Dia, Jornal do Brasil), no rádio e na televisão. Já participou de programas televisivos, como Sem Censura, Wagner Montes, Gema Brasil, Globo Repórter, Ana Maria Braga e Edney Silvestre.

Em 2010, dois acontecimentos se destacaram na trajetória da escritora. Sonya participou do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias, no Rio de Janeiro, sob o patrocínio do SESC, e sua presença marcante levou-a em seguida a ser convidada ao Programa do Jô, em memorável entrevista.

Sonya tem também enviado seus escritos a concursos de literatura infantil, além de continuar a criar novos contos, que pretende editar em breve.

Em sua bagagem de escritora, além dos contos infantis, há poemas, alguns esboços de novelas para TV e letras para cânticos religiosos.

Um comentário:

  1. Fiz um post recentemente sobre a Sônia, pois admiro e gosto de sua história.
    http://www.conectandorionatal.com.br/index.php/component/content/article/101-socializacao/272-sonia-a-anja-de-chocolate-a-carioca-cobradoraescritora.html

    ResponderExcluir