quarta-feira, 27 de abril de 2011

Conceição Evaristo Escritora Indicada 2011





Conceição Evaristo, (Maria da Conceição Evaristo de Brito), professora aposentada do Município do RJ, escritora e ensaísta, nasceu em Belo Horizonte, em 29/11/46. Segunda filha de uma família de nove irmãos, em 1973 emigrou para o Rio de Janeiro, depois de prestar concurso para o cargo de professora, estado em que mora até hoje. Viúva, mãe de uma especial menina, Ainá Evaristo de Brito
Conceição Evaristo é Mestre em Literatura Brasileira pela PUC Rio, e Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, na qual investiga pontos de diálogo entre a literatura brasileira afro-descendente e as literaturas africanas de língua portuguesa.
Estreou na literatura em 1990, quando passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros – antologia editada anualmente pelo Quilombhoje, de São Paulo, grupo de escritores afro-brasileiros reunidos, desde 1978. A partir de então, seus textos vêm obtendo cada vez mais leitores. Dentre várias antologias lançadas no Brasil, a autora participa também do livro Contos Afros, edição especial, patrocionado pela Prefeitura de Belo Horizonte e organizado por Marcio Barbosa, Quilombhoje, em 2009, e em 2010 está presente no livro Contos do mar sem fim, da Editora Pallas do Rio de Janeiro e traz autores do Brasil,de Angolanao e da Guiné-Bissau.
A escritora participa também de publicações, em antologias, na Alemanha, como Schwarze prosa e Schwarze poesie (1993); Inglaterra, Moving beyond boundaries: international dimension of black women’s writing (1995) Women righting – Afro-brazilian Women’s Short Fiction, 2005, Estados Unidos, nas obras Finally Us: contemporary black brazilian women writers (1995); Callaloo, vol. 18 e 30 (1995, 2008), Fourteen female voices from Brazil (2002), África do Sul Chimurenga People (2007) e em Angola, Como se o mar fosse mentira (2006).
Conceição Evaristo é autora dos romances Ponciá Vicêncio, 2003 e Becos da Memória, 2006, Mazza Edições, Belo Horizonte. Ponciá Vicêncio foi um dos livros indicados para o vestibular da UFMG, para o CEFET/MG e mais quatro faculdades de Minas Gerais em 2007 e também foi uma das obras do vestibular de 2008 e 2009 da Universidade Estadual de Londrina.
Ponciá Vicêncio foi traduzido para o inglês, pela Host Publications, Texas, nos Estados Unidos, em 2007.
Em 2008, Conceição Evaristo lançou a antologia Poemas da Recordação e outros Movimentos, Editora Nandyala, obra que se clasificou entre os 50 finalistas concorrentes ao Prêmio Portugal Telecom, no ano de 2009.
Conceição Evaristo esteve como palestrante, em 1966, nas cidades de Viena e Salzburg/Áustria falando sobre Literatura afro-brasileira. Em 2000, participou como palestrante na 7th Internacional Caribbean Women Writers and Scholars, Maygüez, Porto Rico. Em Novembro de 2003, esteve a convite da Host Plublications, nas universidades Yale University, na Columbia University e Americas Society em New York falando sobre sua produção, enquanto escritora negra brasileira. Em 2005, participou como palestrante na X Feira Internacional do Livro em Havana, Cuba. Em 2007, esteve em várias instituições americanas, dentre as quais: The University of Tenessee, The University of Iowa, na 30th Annual Conference of the American Literary Translators Association, The University of Texas at Dallas, para o lançamento da versão em inglês, Em 2008, voltou aos Estados Unidos em Frederick, Maryland e State University of University of New York e no Nassau College em New York, para apresentação de sua obra. Em 2009, esteve em Maputo, Mocambique, a convite do Centro Cultural Franco-Moçambicano para participar de atividades relativas ao Dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher e na África do Sul, a convite da Aliança Francesa de Pretoria, África do Sul, para proferir conferência em atividades promovidas pela Aliança e pelo Centro Cutural Brasil/África do Sul. Em 20010, esteve em Dakar, no Senegal, a convite da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura, integrando a comitiva brasileira de intelectuais, escritores e artistas que participaram do 3º Festival Mundial de Artes Negras, FESMAN.
A produção de Conceição Evaristo é ampla, pois a escritora se afirma na poesia, na prosa e ainda no ensaio literário, escrevendo sobre assuntos relacionados á educação, gênero e relações étnicas na sociedade brasileira. Tanto a sua obra literária, como a ensaística tem sido pesquisada por estudiosos de vários campos de conhecimentos.
Além de participar de eventos propostos acadêmicos, Conceição Evaristo tem marcado a sua presença nos movimentos sociais, notadamente nos que se relacionam com a luta dos afro-descendentes. Ela tem se apresentado ainda em vários eventos, contando histórias de sua própria autoria, assim como de outros/as autores/as, buscando inspirar-se na oralidade da cultura afro-brasileira.
Obras individuais:
Ponciá Vicêncio, romance, Belo Horizonte, Mazza Edições, 2003/2005
Becos da memória, romance, Belo Horizonte, Mazza Edições, 2006.
Poemas da recordação e outros movimentos, antologia poética, Belo Horizonte, Nandyala, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário