segunda-feira, 11 de março de 2013

Criada a Secretaria Especial de Políticas Para as Mulheres (SMP-Rio)



 Aconteceu na sexta-feira dia 08.03.2013 em comemoração o Dia Internacional da Mulher no Palácio da Cidade no Humaitá

O prefeito Eduardo Paes e a secretária especial de Políticas para as Mulheres, Ana Rocha, apresentaram nesta sexta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, ações para combater a desigualdade e promover o bem-estar das mulheres do município do Rio. A cerimônia realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, contou com apresentação do quinteto Mulheres de Hollanda, apresentando músicas de Chico Buarque, e com a participação de mulheres da Feira das Yabás.

Entre as principais políticas públicas anunciadas pela Secretaria Especial de Políticas Para as Mulheres (SMP-Rio) – criada no início do ano - estão a criação da Casa da Mulher Carioca, que terá sua primeira unidade na Zona Oeste e o objetivo de fortalecer a cidadania e autoestima das mulheres, além de operar na defesa de seus direitos; a criação do prêmio Nise da Silveira, que ocorrerá em todo mês de março e dará reconhecimento às mulheres que se destacarem em várias áreas; o Centro Municipal de Atendimento à Mulher Chiquinha Gonzaga, que passa a ser administrado pela SPM-Rio; e a assinatura de um termo de cooperação com a Secretaria Municipal de Trabalho para capacitação e inclusão de mulheres no mercado formal de trabalho. 

O prefeito falou sobre a criação da nova secretaria e destacou que uma das suas principais bandeiras será o combate à violência contra a mulher:

- Um dos temas que mais me deixa angustiado, como homem, é a violência contra a mulher. Esse é um tema que eu gostaria de escolher como bandeira, que é fazer do Rio de Janeiro uma cidade exemplo da aplicação da Lei Maria da Penha. Esse será nosso desafio nesses próximos quatro anos. Se conseguirmos criar na cidade um debate constante desse tema, certamente vamos conseguir superar isso. Entre as diversas ações da nova secretaria a principal será o combate da violência contra a mulher. Além disso, a SPM terá um papel de dialogar com todas as outras secretarias e discutir esse tema permanentemente. Com a criação da Casa da Mulher Carioca, nossa ideia é ter um espaço de discussão dos diretos da mulher, por região, para que elas tenham um centro de referência para suas necessidades.

Oito vencedoras da primeira edição do prêmio Nise da Silveira foram anunciadas e sete delas receberam o prêmio das mãos do prefeito Eduardo Paes: a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin; a ex-diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery, da UFRJ, Maria Antonieta Rubio; a carnavalesca Rosa Magalhães, da Escola de Samba Vila Isabel, campeã do carnaval 2013; a operária Raimunda Leone de Jesus, da direção do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio; a atleta paralímpica Karla Ferreira; a deputada Jandira Feghali, que foi relatora da Lei Maria da Penha; a ex-ministra da Secretaria das Mulheres, Nilcea Freire. Também homenageada, a sambista Dona Ivone Lara não pôde estar presente.

A secretária especial de Políticas para as Mulheres, Ana Rocha, reforçou a importância do combate à violência contra mulheres e anunciou a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher:

- Já temos o Centro Municipal de Atendimento à Mulher Chiquinha Gonzaga e uma Casa Abrigo e vamos reforçar essa política de enfrentamento da violência contra a mulher. Também temos políticas mais amplas para geração de emprego e renda, qualificação profissional e ações com as diversas secretarias no âmbito da educação, trabalho e cultura. Vamos também atender a uma antiga reivindicação e criar Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Sobre a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres - SPM-RIO
A Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da cidade do Rio de Janeiro  (SPM-Rio) foi criada com o objetivo  de identificar, promover, coordenar, implementar e acompanhar políticas públicas para mulheres.
Considerando recorte de raça e etnia,  respeito as diferenças geracionais e a livre orientação sexual e religiosa, a SPM Rio vai estabelecer  parcerias com as diversas secretarias do município, com a sociedade civil, a comunidade acadêmica e a intelectualidade e trabalhará em  integração com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, a Superintendência Estadual dos Direitos da Mulher (SUDIM), bem como com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados a políticas para as mulheres.
Foto: Jana Guinond













































Nenhum comentário:

Postar um comentário