sexta-feira, 15 de junho de 2012

Projeto Mulheres Negras em Ação - COMDEDINE RIO no CEDIM




Ideias, Comprometimento e muita Dedicação - Projeto Mulheres Negras em Ação  

Neste ano, o projeto "Mulheres Negras em Ação" do COMDEDINE (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro) da Prefeitura do Rio de Janeiro, chega a sua 16ª edição. A cerimônia acontece no dia 19 de junho, às 18h30, no CEDIM (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher) - Rua Camerino, nº 51, Centro. Na noite do evento, haverá um seminário sobre a relevância da mulher negra na evolução do planeta. As palestrantes são: Vanda Ferreira, Ex-secretária Estadual da Defesa e Promoção das Populações Negras; Neusa Pereira, Diretora-Executiva do Centro de Documentação Coisa de Mulher; Ruth Pinheiro, Presidente do Centro de  Apoio ao Desenvolvimento Oswaldo dos Santos Neves, Dulce Vasconcellos, Presidenta do COMDEDINE e Creuzelly Ferreira, idealizadora do projeto. 

E mais, cerca de 20 mulheres negras vão ser agraciadas com uma Moção de Reconhecimento.


O projeto homenageia mulheres negras que se destacam em todas as áreas do mercado de trabalho. Inclusive no terceiro setor, na área governamental e institucional e também enaltece as percussoras de ações religiosas que estimulam o respeito à tradição e a livre opção de culto.


A iniciativa partiu da economista, também formada em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, Creuzelly Ferreira. Ela começou a perceber que havia poucas mulheres negras em áreas privilegiadas da sociedade brasileira. E resolveu criar uma maneira de dar visibilidade ao negro, lado feminino que faz diferença em todos os níveis sociais.  O intuito é causar repercussão da qualidade e competência dos trabalhos, fruto de muita dedicação e anos de luta de voz, vez e espaço. E esta também passou a ser uma maneira de incentivar outras mulheres negras a conquistarem seu lugar com mentora, empreendedora e geradora de ideias e recursos. Isto inclui gerar fundos financeiros ou desenvolver tecnologias humanas.

O evento "Mulheres Negras em Ação" faz parte das comemorações dos 25 anos do COMDEDINE e também dos sete anos da Estimativa. O COMDEDINE é uma organização de consulta e integração da comunidade com o Governo da Cidade do Rio de Janeiro, criado através do Decreto n.° 6.684, de 28 de maio de 1987,sancionado pelo Prefeito Roberto Saturnino Braga. Já a Estimativa é uma instituição constituída majoritariamente por mulheres negras que desenvolve atividades para a valorização da cultura afrobrasileira.

Serviço:
Dia: 19 de junho.
Local: Auditório do Cedim - rua Camerino, nº 51, Centro
Horário: 18h30
Realização: Prefeitura da Cidade do Rio de janeiro 
COMDEDINE (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro)
Apoio: Casa Civil e Secretaria Municipal de Cultura
Produção: Estimativa

Mais informações: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário