quinta-feira, 14 de março de 2013

Abdias Nascimento - PRESENTE!



Hoje,  o inesquecível Senador Abdias Nascimento completaria 99 anos de idade, e como a sua luta sempre foi exemplo de resistência, o COMDEDINE Conselho municipal de Defesa dos Direitos do Negro  se diz: PRESENTE!!

As raízes africanas mergulham em terra brasileira, e brota no interior de São Paulo e Minas a vida do menino Abdias. Nascido em Franca, capital dos calçados, conheceu descalço a vida rural e urbana daquele tempo ainda perto da escravatura. Trabalhava na cidade e brincava nas fazendas onde sua mãe prestava serviços, às vezes como ama-de-leite. Desse tempo ficam as lembranças e os anseios de liberdade expressos no vôo de pássaros e borboletas.
Como adulto, os múltiplos talentos e formas de expressão de Abdias Nascimento voltam-se todos para o avanço da causa anti-racista.
Na dramaturgia, poesia e pintura, no engajamento na luta internacional pan-africanista e na atuação como deputado federal, senador e secretário de estado, desenvolve aspectos dessa luta, a que dedicou plenamente uma vida de 90 anos.

Ao espelho te vejo negrinho
Te reconheço garoto negro
Vivemos a mesma infância
A melancolia partilhada do teu profundo olhar
Era a senha e a contra senha
Identificando nosso destino
Confraria dos humilhados
A povoar de terna lembrança
Esta minha evocação de Franca.



Capa, The Afrocentric Idea de Molefi K. Asante (Filadélfia: Temple University Press, 1998). Xangô Rodrigues Alves (Middletown, 1970). Acrílico sobre tela, 102 x 154 cm



Nelson Mandela visita o Palácio Guanabara.



Abdias Nascimento profere palestra em seminário comemorando o Mês de História Africana, Centro de Cultura Afro-Americana, Buffalo, NY, EUA, fevereiro de 1977.


E para eternizar a sua história, ou melhor, a NOSSA HISTÓRIA podemos acessar no site do IPEAFRO

Mais informações:
http://www.ipeafro.org.br/home/br

CONHEÇA O PRÊMIO ABDIAS NASCIMENTO
http://premioabdiasnascimento.org.br/w/


PARABÉNS!
 ABDIAS NASCIMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário