quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Presidenta do COMDEDINE receberá a Medalha Pedro Ernesto na Câmara Municipal


A Professora Dulce Mendes de Vasconcellos, Presidenta do COMDEDINE- Conselho Municipal em Defesa do Direito do Negro será uma das agraciadas com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, em Solenidade a ser realizada no dia 29 de novembro de 2012, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Criada em 1980, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto trata-se da mais importante comenda do município do Rio de Janeiro, concedida pela Câmara Municipal, após aprovação em Plenário, às personalidades que mais se destacaram na sociedade brasileira em suas respectivas áreas de atuação.
A concessão dessa honraria a Professora Dulce Mendes de Vasconcellos, proposta pelo Vereador Leonel Brizola Neto, foi justificada por sua atuação na área da Educação, principalmente durante o Governo Leonel de Moura Brizola, na implantação dos CIEPS - Centros Integrados de Educação Pública e do primeiro CIAC-Centro integrado de apoio a Criança, e no Movimento Negro.
Na segunda metade dos anos 70, reunia-se no IPCN-Instituto de Pesquisa das Culturas Negras, o que estimulou na fundação do CEBA – Centro de Estudos Brasil África em São Gonçalo .
A partir de 1994, integra ao COMDEDINE para implementar o prêmio COMDEDINE de Pesquisar Escolar – Concurso Conselheiro Bernardes Filho,
Que teve como temas:
2012 - “25 anos do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro do Rio de Janeiro” e como subtema: “Movimentos culturais e sociais de resistência, divulgação e valorização da Cultura Afro--brasileira de minha comunidade.
2011- Escritores Negros Contemporâneos do Rio de Janeiro 
2010 - “Contribuição do Negro na Construção da Saúde no Brasil”
2009 - "A Organização da defesa dos Direitos no Brasil"
2008 – A Imperial Tricentenária Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Pretos
2007 – A presença do atleta afro-brasileiro nos jogos Pan-americanos
2006 – A Importância do Negro no futebol Brasileiro
2005 – Vida e Obra de Lélia González
2004 – Vida e obra do poeta Solano Trindade e da Bailarina Mercedes Batista e Abdias do nascimento: 90 anos de luta contra o racismo e pela dignidade do negro brasileiro.
2003 – A presença do Negro na História do Município do Rio e Janeiro, após a Abolição da Escravatura até os dias atuais.
2002 – A importância dos Fundadores das Escolas de Samba e o papel das Velhas Guardas na Preservação dos Rituais e das Tradições Afro-brasileiras.
2001 – Tia Ciata, Tias Baianas e as origens do samba
2000 – o Marinheiro João Cândido e a Revolta da Chibata
1999 – Os Libertários: Luiz Gama e Luiza Mahin, José do Patrocínio, Antônio e André Rebouças;
1998 – Vida e Obra do poeta Cruz e Souza
1997 – Clementina de Jesus
1995 / 1996 – Zumbi dos Palmares
1994 – Lima Barreto Vida e Obra

No auge da comemoração e discussão dos 100 anos da Lei Áurea, fundou o CEDICUN Centro de Estudos e Divulgação das Culturas Negras em Campo Grande.
Sem dúvida nenhuma, a medalha Pedro Ernesto é mais do que merecida.
PARABÉNS Profª Dulce Vasconcellos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário