quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Troféu Cultura Negra no Carnaval - 2011


A Comissão de Cultura deste colegiado necessita acompanhar a evolução das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos, com vistas à premiação, nos desfiles da Pista de Desfile Darci Ribeiro (Sambódromo), Estrada Intendente Magalhães, na Avenida Cardoso de Moraes e Avenida Rio Branco, em acordo com os objetivos propostos.
O Troféu Cultura Negra no Carnaval é um prêmio instituído pelo COMDEDINE-RIO – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro, na Cidade do Rio de Janeiro, para agraciar, desde 1995, as Instituições de Samba que se destacam com abordagem, em seus enredos, de assuntos referentes às origens e expressões históricas e culturais da Comunidade Afro-brasileira, sendo um incentivo ao trabalho que tem potencialidade para contribuir no resgate das raízes do povo negro no Brasil, e ao mesmo tempo uma chamada de atenção na direção dos artistas que, coletivamente, constroem o sucesso da maior festa popular do povo carioca, mundialmente conhecida como uma das grandes expressões culturais do planeta. O troféu traduz-se numa estatueta representativa de um corpo humano que desenvolve passos de samba enquanto toca um tamborim (instrumento, tão antigo quanto atual, de tão pequeno porte quanto de tão grandes possibilidades), foi idealizada pelos pesquisadores do COMDEDINE, os senhores Bernardes Filho e Jaci Guimarães, e criada pelo artista plástico Cláudio Barros. Assim, a estatueta, reunindo harmoniosamente a arte plástica e a rítmica, demonstra a versatilidade, o dinamismo e o poder de comunicação do Ser Negro através da representação simbólica do Samba, conhecido e reconhecido em nosso país e por diversas nações.
Tanto por nossa arte, imagem viva de nosso potencial humano, quanto pelo trabalho consciente e eficaz de nossas agremiações, vamos revelando o valor do nosso povo.
O critério para a premiação será aplicado pela Comissão de Avaliação criada pela Comissão de Cultura e aprovada em Plenário do COMDEDINE-RIO.
Fonte: Site Prefeitura http://www0.rio.rj.gov.br/comdedine/

Um comentário:

  1. Alelluia, já estava na hora de termos no RIO premiação importante como este.Parabéns.

    ResponderExcluir