quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dalberto Gomes - Escritor Indicado 2011


Dalberto Gomes Simões - Funcionário público aposentado, Poeta,escritor, ator e colunista. Carioca, nascido em 13 de janeiro de 1951. Pai de 2 filhos - Douglas e Vitor. Separado. Militante pela cultura há mais de 40 anos. Tem 4 livros de poesias editados - ARTEFATOS (esgotado), NEGRO SIM (4ª edição ), RELAXE... É POESIA E GOZE A VIDA , INDESCÊNCIA E EXCRESCÊNCIA (esgotado) e DANDO A CARA A TAPA . Realiza trabalho em teatros, lonas culturais, bibliotecas, clubes, praças públicas, comunidades, sindicatos, faculdades e colégios em todo Rio de Janeiro.
Na adolescência ( década de 60) , foi exímio mímico e dançarino de “Twist” participou de vários concursos de dança nas extintas TV Rio(Hora do Broto- Carlos Imperial), TV Excelcior (programa do Chacrinha) e TV Continental e na Rádio Mayrink Veiga(Programa Jair de Taumaturgo)
Em teatro foi o coordenador e apresentador, junto com O musico e compositor Marcos Damasceno, de um dos projetos mais bem sucedido da Zona Oeste do Rio de Janeiro , o BAR 51 . Projeto este que abria espaço para novos dançarinos, poetas e músicos e foi apresentado durante os anos de 1992 à 1993 no Teatro Artur Azevedo em Campo Grande e em 1996 na Lona Cultural Hermeto Pascoal em Bangu.
Foi um dos membros fundadores da Lona Cultural de Campo Grande.
Como ator : atuou no Alto de Natal representado nas ruas de Campo Grande e dirigido pelo Cineasta Waldir Onofre em 2003 e no monólogo de sua autoria “Dalberto Sem Conserto” apresentado no ano de 2005 nas Lonas Culturais de Bangu , Campo Grande e no Sindicato dos Professores (SINPRO/RJ).

Em 1997, foi Papai Noel ,durante o mês de dezembro, num shopping em Jacarepaguá (talvez, o 1º Papai Noel negro do Brasil)
No cinema: Participou como figurante do Filme “Mauá, Imperador e o Rei” do cineasta Sergio Rezende. Recentemente participou do documentário “Poetas ..” do Cactos Intactos ; e dos Curtas Metragens “ Os Goliardos -Poesia no Samba” e do curta “Ratos Di Versos”.
Como colunista, há mais de 15 anos, já escreveu para os principais jornais da Zona Oeste, como: O Grito, Guarazão, O Amarelinho, Patropi, Zona Oeste Notícia, Folha da Terra e o Real Notícia de Santa Cruz.
Participou da fundação e foi apresentador de programa na 1ª Televisão comunitária da Zona Oeste-CANAL 32. Extinta em 1997.
Participou do Fórum Cultural da Zona Oeste.
Foi Diretor da Sociedade Musical 10 de Maio (mais antiga entidade social de Campo Grande) durante 9 anos.
È Fundador e Conselheiro da Escola se Samba GRES Sereno de Campo Grande.
É Diretor e relações públicas do Bloco carnavalesco Geriatria e Pediatria de Campo Grande.
Foi fundador e coordenador do grupo de poetas itinerantes intitulado “Circuito Literário Conversa Com Verso” grupo este que abrangeu mais de 90 poetas da Zona Oeste.
Idealizador , junto com a Professora Dulce Vasconcellos, do “MANIFESTAÇÃO ZUMBI VIVE” projeto que aconteceu por mais de 15 anos em que se comemorava o Dia da Consciência Negra em Campo Grande.
Participa como também ministra e se apresenta, nas bibliotecas de Bangu , Campo Grande e Santa Cruz em Atividades de oficinas literárias, palestras e projetos como: a Hora do Conto , Paixão de Ler , Encontro Poético com Dalberto Gomes , etc.
Membro e coordenador de divulgação do CEDICUN (Centro de Divulgação da Cultura Negra ) Entidade filada ao COMDEDINE que tem sua sede em Campo Grande.
Coordenador cultural do Fórum Comunitário de Campo Grande.
É membro do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro.
Fundador e membro do ASSIBGE (Sindicato do IBGE) , onde foi coordenador de núcleo e membro da Chapa União e Luta coma qual concorreu a um mandato à Direção Nacional daquela entidade para o 2007 à 2009.

Recentemente ,como poeta, se apresentou e se apresenta em todo o Rio de janeiro, como: Santa Tereza, Teatro Carlos Gomes , Espaço Cultural da Constituição , Centro Cultural Casa de Rui Barbosa -Botafogo, SARAU JOÃO DO RIO nas Laranjeiras, CEP 20 000 no Humaitá, Saquarema, Mangaratiba, Pedra de Guaratiba,FORUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO em Nova Iguaçu, RATOS DI VERSOS, POESIA NOS ARCOS(Lapa), POESIA VOA no Circo Voador (Lapa), POESIA NO POSTE (Praça 15), POESIA NA REPÚBLICA no Palacete da República no Catete (onde foi homenageado) MOVIMENTO IN VERSO em Ipanema , CEP 20 000, VERSOS DA MEIA NOITE, CAFÉ ETÍLICO na Barra, POESIA no Cassino Atlântico com Tavinho Paes , CACHAÇA COM MEL em Campo Grande, BOM DIA POESIA em Pedra de Guaratiba, POESIA MIX (projeto itinerante : Tijuca, centro, Zona Oeste etc .), UFF – Universidade Federal Fluminense, FILÉ DE PEIXE Tijuca e Lapa, POETA SAIA DA GAVETA Engenho de Dentro,POVEB – Barra da Tijuca, na ATA (Associação de Taifeiros da Marinha), No FLIP nas ruas de Paraty etc., Restaurante ARTESÃO –Botafogo. CORUJÃO DA POESIA, VIRADÃO CULTURAL 2010 (projeto da Prefeitura do Rio de Janeiro com os RATOS DI VERSOS), POLÉM DA POESIA.
Participou como poeta convidado-homenageado da reinauguração da Lona Cultural Hermeto Pascoal em Bangu ( Maio 2007)
Já participou como poeta e expositor em 5 Bienais Internacional do Livro.
Em agosto de 2007 – Participou, convidado pela prefeitura de Rio das Ostras, junto com o Grupo Ratos Di Versos, do I Encontro de Poetas Latinos Americanos.
Em 2009 , junto com os Ratos di Versos , estive em São Paulo se apresentando da Praça Roosevelt e no TEATRO DOS PARLAPATÕES.
Foi Idealizador e coordenador do ENCONTRO DE POETAS DO RIO DE JANEIRO (Conversando Com Verso) que aconteceu em abril de 2006 e maio de 2007 .Que reuniu na Lona Cultural de Campo Grande mais de 100 poetas de todo Município do Rio de Janeiro”. Na ocasião foram arrecadados mais de trezentos quilos de alimentos que foram doados a entidades carentes.
Já foi homenageado com diversos prêmios como : Medalhas, diplomas e menções honrosas e Honra ao Mérito. Alguns como:Honra ao Mérito (Rotary Club de Campo Grande) , Honra ao Mérito pela Colônia Sírio- Libanesa, de Cidadão Campo-grandense (Sub-prefeitura da Zona Oeste). Personalidade da Zona Oeste (Sociedade Musical 10 de Maio), Diploma por ter se apresentado nos 118 anos do Méier (2007).
Ganhou 4 Monções da Prefeitura do Rio de Janeiro por serviços prestado a cultura.A última foi em novembro de 2007.

Prêmio Expressão Cultural 2007 – Pela Coordenadoria de Cultura da Zona Oeste.
Teve sua foto na exposição que comemorou os 105 anos de fotografia 105 mm no Brasil.Fotografado pelo estúdio Hélcio Peynado.
4º lugar no Festival Nacional de Poesia organizado pela Revista Day By Day em revista 2008.
Em 1993 ,foi vencedor do 1º FESTIVAL DE POESIAS ERÓTICAS DO RIO DE JANEIRO realizado na Faculdade Cândido Mendes com o poema “Minha Gostosa e Deliciosa Musa”.
Em 2008 teve seu livro NEGRO SIM “adotado” pelo Educandário Monteiro Lobato.

Em maio de 2009 , lançou o seu 5º livro de poesia DANDO A CARA A TAPA na Câmara dos Vereadores do Município do Rio de Janeiro.
Em representou Solano Trindade , na comemoração de seu centenário, no Projeto Poesia no Poste com Os Goliardos.
Representou em julho de 2010 o João do Rio (personagem Carioca do século passado) na praça da Pavuna com Os Goliardos ( projeto financiado pela Secretaria Municipal de Cultura.)

Participa dos projetos de poesias : Ratos di Versos Corujão da Poesia, Polém da poesia, Pelada Poética, POVEB, Novos Uivos .
Participou de 3 Bienais do Internacional do Livro.



Portanto : Dalberto Gomes já plantou árvores , teve filhos (dois) e escreveu livros.
E quer viver muito!

Um comentário:

  1. E´ PRECISO APRENDER A PEDIR POIS APO´S RECEBER UM
    SIM JAMAIS DEVEMOS ESQUECER AS MAOS ESTENDIDAS.

    marcilioamurim@yahoo.com.br vila adelaide campogrande rio dejaneiro

    ResponderExcluir