segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Aconteceu o IV Seminário de Inserção e Realidade



Aconteceu o IV Seminário de Inserção e Realidade

Teve inicio no dia 25 de janeiro de 2011, a IV edição do Festival Afro na Academia Brasileira de Letras. O evento trata da cultura negra nos mais tipos de atrações, sejam elas em shows, oficinas e seminários.
Os temas dos seminários foram: O negro na literatura, Repensando o negro, O Negro e as Artes Cênicas; para discutir os assuntos foram chamados professores, doutores, escritores, pesquisadores, diplomatas, poetas, produtores. São eles: Domício Proença Filho, Alberto da Costa e Silva, Salgado Maranhão, Joel Rufino dos Santos, Muniz Sodré, Carlos Alberto Medeiros, Haroldo Costa, Luiz Antônio Pilarw e Hilton Cobra.


Os temas dos seminários foram O negro na literatura, Repensando o negro, O Negro e as Artes Cênicas; para discutir os assuntos foram chamados professores, doutores, escritores, pesquisadores, diplomatas, poetas, produtores. São eles: Domício Proença Filho, Alberto da Costa e Silva, Salgado Maranhão, Joel Rufino dos Santos, Muniz Sodré, Carlos Alberto Medeiros, Haroldo Costa, Luiz Antônio Pilarw e Hilton Cobra.

Desde que saiu a lista dos nomes dos palestrantes do seminário, ouve uma grande discussão, pois não havia nenhuma mulher como palestrante, nenhuma representatividade da ala feminina. Isso acabou gerando um movimento muito forte na internet, mais especificamente no facebook.
Milton Gonçalves, orador e coordenação do seminário, tentou se retratar e pediu desculpas logo no início do evento e culpou a falta de tempo hábil para produzir pela (des) organização. Disse ele que normalmente esse evento acontece todos os anos no mês de Novembro juntamente com as comemorações do dia 20, dia da Consciência Negra. Por essa correria, toda acabaram convidando pessoas mais próximas e com calendário mais flexível.
Milton, então, sugere que, de forma democrática, a platéia cite nomes de mulheres para representar a mulher negra e participar da mesa. Foram citados nomes como o da Professora Dulce Vasconcellos, que compôs a bancada no primeiro dia e Aduni Benton e Iléia Ferraz nos dias seguintes, respectivamente.


Com toda a admiração por todas as mulheres escolhidas, tivemos a honra de ter a nossa militante Sra Dulce Vasconcelloes que desde a época do Ceba – Centro de Estudos Brasil África http://comdedinerj.blogspot.com/2010_08_01_archive.html que vem mostrando coragem e garra para minimizar o impacto do racismo em nossa sociedade, hoje ela é a Vice Presidente de Coordenação Operacional dom Comdedine
Ela aproveitou o momento para falar na Academia Brasileira de Letras sobre o Prêmio Comdedine de Pesquisa Escolar -Conselheiro Bernardes Filho que este ano vai para a sua 18ª Edição.
Parabéns Professora Dulce Vasconcelos e as demais participantes.

Maiores detalhes sobre o evento:
Fonte: http://trancanago.blogspot.com/2011/01/iv-seminario-de-insercao-e-realidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário